UEPB - Repositório Digital

Explorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagram

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dc.contributor.author Lima, Janielly Petrúcia Matias de
dc.date.accessioned 2025-06-12T18:14:20Z
dc.date.available 2025-06-12T18:14:20Z
dc.date.issued 2025-06-06
dc.identifier.other CDD 338.04
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34010
dc.description LIMA, Janielly Petrúcia Matias de. Explorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagram. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Com o avanço das tecnologias digitais e a crescente presença das redes sociais na vida cotidiana, muitos profissionais da educação têm encontrado no ambiente digital uma alternativa para ampliar sua atuação e compartilhar conhecimentos. A pesquisa discute esse fenômeno, especialmente após a pandemia da Covid-19, que impulsionou a necessidade de adaptação às plataformas virtuais e intensificou a busca por novas formas de atuação no mercado educacional. Emergiu então o questionamento: Qual o impacto do uso do Instagram como ferramenta de trabalho no empreendedorismo digital educacional para pedagogas, e como essa plataforma tem contribuído para a inovação pedagógica e a geração de renda no contexto atual? Para tanto, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do uso do Instagram como ferramenta de trabalho no empreendedorismo digital educacional para pedagogas e suas contribuições para a inovação pedagógica e a geração de renda no contexto atual. Seguido dos respectivos objetivos específicos: identificar as principais estratégias utilizadas pelas pedagogas no Instagram para desenvolver o empreendedorismo digital educacional; avaliar os desafios e oportunidades enfrentados pelas pedagogas ao empreenderem no Instagram, incluindo a questão da geração de renda e analisar como o empreendedorismo digital educacional no Instagram tem impactado a valorização profissional e a autonomia das pedagogas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, na qual foi aplicado um questionário online a pedagogas que utilizam o Instagram como ferramenta de trabalho. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa foram Gomes (2022), Almeida (2024), Nunes et al. (2020), entre outros. Os resultados apontaram que a maioria das pedagogas empreendedoras digitais atuam na plataforma há pelo menos dois anos, utilizando estratégias como a criação de vídeos explicativos, postagens com dicas pedagógicas e a venda de produtos educacionais. Observou-se que essas profissionais conciliam o trabalho digital com outras atividades presenciais, enquanto outras têm o Instagram como principal fonte de renda. Os desafios identificados incluem a dificuldade de engajar seguidores, a concorrência com outros perfis e a necessidade constante de atualização em marketing digital. Conclui-se então que, o Instagram se consolidou como um espaço de protagonismo para as pedagogas, promovendo a troca de conhecimentos, a valorização do trabalho docente e a democratização do ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Empreendedorismo digital pt_BR
dc.subject Pedagogas pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.title Explorando o empreendedorismo digital no campo da educação: um estudo sobre pedagogas que atuam no instagram pt_BR
dc.type Other pt_BR


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