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A busca por uma educação de qualidade é um objetivo comum aos sistemas educacionais e também à sociedade. Nesse contexto, a educação básica brasileira dispõe de dois instrumentos fundamentais na análise da qualidade educacional - o SAEB e o IDEB. No entanto, os últimos dados do IDEB apontam que os estudantes, especialmente, dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm apresentado desempenho abaixo do esperado. Diante disso, a seguinte questão norteará este estudo: Como o desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Pilõezinhos-PB nas avaliações de Língua Portuguesa do SAEB impactam o IDEB municipal? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o desempenho dos estudantes do município de Pilõezinhos-PB nas avaliações de Língua Portuguesa do SAEB entre 2015 e 2023, examinando sua influência na composição do IDEB e refletindo sobre suas implicações para a qualidade da educação local. Os objetivos específicos são: compreender como o desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa do SAEB impacta a formulação do IDEB, considerando também a taxa de aprovação escolar; analisar as diretrizes da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, relacionando-as aos resultados obtidos por Pilõezinhos-PB; avaliar o Plano Municipal de Educação de Pilõezinhos-PB, verificando se as metas relativas ao IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental foram cumpridas no período de 2015 a 2023. No que tange à metodologia, esta pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo e exploratório. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em teóricos como Almeida, Dalben e Freitas (2013), Calderón e Borges (2020), e Chirinéa (2010), que discutem, respectivamente, questões acerca do IDEB, das avaliações externas e do conceito de qualidade educacional. Além desses, outros autores também foram considerados para aprofundar as discussões apresentadas ao longo deste trabalho. Em síntese, os resultados evidenciam que entre progressos e retrocessos, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do município de Pilõezinhos-PB, no período de 2015 a 2023, apresentaram avanços nos níveis de proficiência nas avaliações de Língua Portuguesa do Saeb, impactando positivamente o IDEB municipal. Entretanto, ainda foram identificados desafios a serem superados, como diminuir o número de estudantes com aprendizado insuficiente, ampliar o número de alunos proficientes, fortalecer a formação dos professores e assegurar que todas as disciplinas sejam ministradas por docentes com formação específica na área. |
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