Resumo:
O presente estudo trata sobre a leitura literária do cordel As proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima, em contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva do letramento literário. Em função disso, apresenta uma proposta didática de leitura do cordel em sala de aula, em uma Escola Pública de Gurinhém na Paraíba, com base no uso de dramatização do texto poético, tendo por foco a leitura por prazer. Como fundamentação teórica, destacam-se os estudos de Abreu (1999), Pinheiro (2007), Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2009, 2018), Koch e Elias (2008), Sampaio (2009), Freire (1987), entre outros. Este estudo tem como metodologia desenvolver uma proposta didática de leitura literária do folheto mencionado acima, dividido em três partes, com foco no letramento e dramatização. Considerando que o cordel é um texto rico em possibilidades de reflexões sociais e culturais, sua leitura tende a favorecer o desenvolvimento de competências interpretativas dos alunos, assim como aumentar a oportunidade de identificação deste público leitor com a cultura local.
Descrição:
BEZERRA, Alíssia de Souza. Leitura literária na EJA: uma proposta didática com o folheto "As proezas de João Grilo", de João Ferreira de Lima. 2025. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.