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Esta pesquisa parte da compreensão de que os hábitos de leitura vêm se
transformando com o avanço das tecnologias digitais e da crescente inserção dos
alunos em ambientes multimodais. Dessa forma, temos como objetivo geral analisar
como o BookTok, um gênero digital emergente, pode contribuir para motivar a leitura.
A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Antunes (2003), Kleiman (2007),
Koch (2010) e Martins (2012) sobre leitura; Rojo (2009), Cope e Kalantzis (2000),
Moura (2013) sobre multiletramentos; e Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Meyer
(2020) sobre gêneros discursivos/textuais e digitais. Neste sentido, para atingir os
objetivos desta pesquisa, adotamos a metodologia de natureza descritiva, qualitativa
e bibliográfica, e utilizamos como corpus, quatro vídeos extraídos da plataforma
TikTok. Assim, as análises dos vídeos revelaram uma forte interação nos comentários,
e uma ampla circulação dos vídeos através dos compartilhamentos. Logo, a partir
das análises realizadas constatamos que o BookTok cria um ambiente acolhedor e
dinâmico, em que a oralidade, o uso de recursos multissemióticos como capas de
livros, legendas e a linguagem informal utilizadas pelos Boktokers motivam para o
aumento da leitura e aproximam o leitor do texto literário, visto que, essa combinação
multimodal, desperta um maior interesse nos jovens pela leitura, transformando a
experiência de leitura decodificação para um hábito de leitura prazerosa e
compartilhada. |
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