UEPB - Repositório Digital

A leitura motivada pelo gênero digital BookTok

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Vitória do Nascimento
dc.date.accessioned 2025-06-16T17:14:45Z
dc.date.available 2025-06-16T17:14:45Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34024
dc.description FERANDES, Vitória do Nascimento. A leitura motivada pelo gênero digital bookTok. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2025. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa parte da compreensão de que os hábitos de leitura vêm se transformando com o avanço das tecnologias digitais e da crescente inserção dos alunos em ambientes multimodais. Dessa forma, temos como objetivo geral analisar como o BookTok, um gênero digital emergente, pode contribuir para motivar a leitura. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Antunes (2003), Kleiman (2007), Koch (2010) e Martins (2012) sobre leitura; Rojo (2009), Cope e Kalantzis (2000), Moura (2013) sobre multiletramentos; e Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Meyer (2020) sobre gêneros discursivos/textuais e digitais. Neste sentido, para atingir os objetivos desta pesquisa, adotamos a metodologia de natureza descritiva, qualitativa e bibliográfica, e utilizamos como corpus, quatro vídeos extraídos da plataforma TikTok. Assim, as análises dos vídeos revelaram uma forte interação nos comentários, e uma ampla circulação dos vídeos através dos compartilhamentos. Logo, a partir das análises realizadas constatamos que o BookTok cria um ambiente acolhedor e dinâmico, em que a oralidade, o uso de recursos multissemióticos como capas de livros, legendas e a linguagem informal utilizadas pelos Boktokers motivam para o aumento da leitura e aproximam o leitor do texto literário, visto que, essa combinação multimodal, desperta um maior interesse nos jovens pela leitura, transformando a experiência de leitura decodificação para um hábito de leitura prazerosa e compartilhada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Iara Ferreira de Melo Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Multissemiose pt_BR
dc.subject Gêneros digitais pt_BR
dc.subject BookTok pt_BR
dc.title A leitura motivada pelo gênero digital BookTok pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta