Resumo:
Na era da Sociedade da Informação, marcada pelo crescente uso das Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), surge a necessidade de compreender os processos de construção de conhecimento em relação às mesmas e aos conhecimentos gerais. A questão central que orienta este estudo é: Como as TDIC contribuem para a construção de competências digitais em contextos formais e informais de educação? Para responder a essa problemática, o objetivo geral foi analisar o impacto da integração das TDICs na educação formal e informal para o desenvolvimento de competências digitais na construção do conhecimento humano. O trabalho está fundamentado em pressupostos teóricos de Manuel Castells (1999), com o conceito de sociedade em rede, Pierre Lévy (1999), com sua perspectiva sobre a cibercultura, que oferecem uma base para compreender as transformações tecnológicas e sociais contemporâneas, Maria da Glória Gohn (1999) com suas reflexões sobre os processos de educação formal e informal, dentre outros autores que discutem o tema. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, estruturada em dois estudos de caso: o relato biográfico da mãe da pesquisadora, que encontrou nas redes sociais um meio de aprender um novo ofício, representando o aprendizado informal; e um projeto de extensão universitária voltado para o desenvolvimento de competências digitais em comunidades locais, ilustrando as contribuições da educação formal. Os resultados evidenciam que as TDIC ampliam o acesso ao conhecimento e potencializam a aquisição de novas habilidades em diferentes contextos. O relato biográfico destacou o impacto transformador das tecnologias na vida de indivíduos autodidatas, enquanto o projeto de extensão demonstrou a relevância da universidade como agente de inclusão digital e social. Entretanto,
desafios como desigualdade de acesso e a necessidade de práticas pedagógicas mais críticas e reflexivas foram identificados. Conclui-se que, na Sociedade da Informação, a educação deve transcender o ambiente escolar, integrando saberes formais e informais para promover competências digitais e a formação de cidadãos críticos. Este estudo contribui para o debate sobre as
potencialidades e limitações das TDIC, sugerindo a ampliação de políticas públicas e a realização de novas pesquisas que explorem suas implicações em diversos contextos educacionais.
Descrição:
SANTOS, Pricila Freire Correia dos. Entre redes e saberes: o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação humana. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.