Resumo:
Este estudo discute metodologias e objetivos de ensino que visam aprimorar a compreensão e
interpretação de textos entre os alunos. Analisa - se o uso do tipo textual conto como
ferramenta pedagógica para aprimorar a competência de leitura no 7° ano do Ensino
Fundamental II. A pesquisa busca responder à questão principal: De quais maneiras o trabalho
de leitura com o gênero textual conto de enigmas podem favorecer o desenvolvimento da
competência leitora do aluno do 7° ano do Ensino Fundamental II. A partir do questionamento
geral, responderemos os seguintes questionamentos específicos: Como a leitura de contos de
enigmas podem estimular o gosto pela leitura e pela solução de problemas no conto? Como
ocorre a contribuição do gênero contos de enigmas para expansão do repertório de leitura dos
alunos? A abordagem utilizada é qualitativa. A fundamentação teórica abrange autores como
Antunes (2003), Bezerra (2005), Neves (2021), e Costa e Abreu (2006), que discutem o ensino
de Língua Portuguesa. Solé (1998), Orlandi (2008), Moura e Martin (2012), Koch (2022),
PCN’s (1998) e BNCC (2018) abordam a competência leitora. Marcuschi (2005), Gotlib (2006), Soares (2007), Costa (2014), Antunes (2002) e Junior (1972) contribuem para a discussão sobre o gênero textual conto. Conclui-se, que é possível verificar que os questionamentos foram respondidos, e que a
utilização do conto de enigma em sala de aula resultou positivamente no desenvolvimento da
competência leitora, no estímulo pela leitura e na criação de um hábito leitor.
Descrição:
SILVA, Maria Alice da Costa. Competência Leitora em Língua Portuguesa: uso do gênero textual conto no 7° ano do Ensino Fundamental II. 2025. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2025.