Resumo:
O presente trabalho ressalta o cinema como uma ferramenta eficiente de propaganda e como uma
ferramenta historiográfica rica em contextos e significados. Diante disso, apresentam-se as
contribuições teóricas de um dos maiores diretores dos anos 1920: Sergei Eisenstein. Utiliza-se
de uma abordagem qualitativa e dedutiva para apontar os métodos de montagem criados por
Eisenstein e analisar sua contribuição para o desenvolvimento da arte, além de introduzir
definições de propaganda e posteriormente analisar seus três primeiros longa-metragens - A
Greve (1924), O Encouraçado Potemkin (1925) e Outubro (1927) -, tanto do ponto de vista
artístico quanto do ponto de vista narrativo. Analisando textos do diretor e os filmes escolhidos,
constata-se que seu trabalho não apenas difundiu a propaganda estatal, mas também revolucionou
a linguagem do cinema, influenciando gerações de cineastas. Pode-se afirmar que Eisenstein
sintetizou arte e política ao criar obras que trouxeram uma inovação estética, ao mesmo tempo
em que reforçou o papel do cinema como ferramenta pedagógica e de mobilização social.
Descrição:
SILVA, Denio Guilherme Gomes da. O cinema soviético como propaganda: a obra de Eisenstein nos anos 1920. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.