dc.contributor.author |
Silva, Denio Guilherme Gomes da |
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dc.date.accessioned |
2025-06-18T18:23:38Z |
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dc.date.available |
2025-06-18T18:23:38Z |
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dc.date.issued |
2025-06-06 |
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dc.identifier.other |
CDD 791.43 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34060 |
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dc.description |
SILVA, Denio Guilherme Gomes da. O cinema soviético como propaganda: a obra de Eisenstein nos anos 1920. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho ressalta o cinema como uma ferramenta eficiente de propaganda e como uma
ferramenta historiográfica rica em contextos e significados. Diante disso, apresentam-se as
contribuições teóricas de um dos maiores diretores dos anos 1920: Sergei Eisenstein. Utiliza-se
de uma abordagem qualitativa e dedutiva para apontar os métodos de montagem criados por
Eisenstein e analisar sua contribuição para o desenvolvimento da arte, além de introduzir
definições de propaganda e posteriormente analisar seus três primeiros longa-metragens - A
Greve (1924), O Encouraçado Potemkin (1925) e Outubro (1927) -, tanto do ponto de vista
artístico quanto do ponto de vista narrativo. Analisando textos do diretor e os filmes escolhidos,
constata-se que seu trabalho não apenas difundiu a propaganda estatal, mas também revolucionou
a linguagem do cinema, influenciando gerações de cineastas. Pode-se afirmar que Eisenstein
sintetizou arte e política ao criar obras que trouxeram uma inovação estética, ao mesmo tempo
em que reforçou o papel do cinema como ferramenta pedagógica e de mobilização social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Filipe Reis Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Propaganda |
pt_BR |
dc.subject |
Serguei Eisenstein |
pt_BR |
dc.title |
O cinema soviético como propaganda: a obra de Eisenstein dos anos 1920 |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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