UEPB - Repositório Digital

A prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Maria Cecília Paulino
dc.date.accessioned 2025-06-18T18:36:58Z
dc.date.available 2025-06-18T18:36:58Z
dc.date.issued 2025-05-27
dc.identifier.other CDD 418.007
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34062
dc.description LEITE. Maria Cecília Paulino. A prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibano. 2025. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, ancorado na Linguística Aplicada (Pennycook, 2001), analisa, investiga e reflete sobre a prática docente de uma professora de Língua Inglesa da rede estadual da Paraíba diante de situações do ensino de língua inglesa para um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme DSM-5 (APA, 2013). Propomos uma discussão que observa questões sobre a formação do professor (Oliveira, 2020; Carvalho, 2019), ainda, a presente investigação embasa-se nas pesquisas das Ciências do Trabalho (Amigues, 2004; Saujat 2004) e nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999). Esta pesquisa qualitativa adota como instrumento de análise, textos produzidos pela docente em um diário reflexivo, com o objetivo de compreender suas vivências e representações sobre o trabalho, através de um estudo de caso. Os resultados evidenciam que o maior impacto de um processo educacional recai diretamente sobre o professor, que muitas vezes se vê desamparado diante das exigências escolares e da complexidade da prática pedagógica inclusiva. A ausência de formação adequada, a dificuldade em encontrar metodologias eficazes para atender diferentes perfis de aprendizagem e a falta de articulação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado tornam o trabalho docente ainda mais desafiador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Ana Carolina Dias da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject TEA pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.title A prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta