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A ascensão da onda reacionária e neoconservadora brasileira: uma breve análise do Movimento Escola sem Partido e a ameaça para o ensino de história

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dc.contributor.author Fernandes, Denilson Soares
dc.date.accessioned 2025-06-25T18:54:10Z
dc.date.available 2025-06-25T18:54:10Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34074
dc.description FERNANDES, Denilson Soares. A ascensão da onda reacionária e neoconservadora brasileira: uma breve análise do Movimento Escola sem Partido e a ameaça para o ensino de história. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida por mim, vinculada ao Programa de Iniciação Cientifica de Voluntária - PIVIC-UEPB/CNPq, (cota 2023/2024). Criado em 2004, pelo advogado Miguel Nagib, o “Movimento Escola sem Partido” representa setores que se opõem-se a concepções de direitos a grupos subalternizados da sociedade. Em um país extremamente conservador como o nosso, esse cenário de pequenas vitórias aciona um alarme a grupos hegemônicos: o masculino, branco, cristão e heteronormativo. Desse modo, o Movimento se auto declara representante de pais e estudantes que se contestam uma suposta contaminação político e ideológica no ambiente escolar, praticada por militantes disfarçados de educadores. Esse discurso propõe um espaço neutro e de proteção contra influências partidárias em sala de aula. Nos últimos anos, ganha força, principalmente durante o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016, em um quadro de extrema instabilidade política e acirramento do neoliberalismo. Desta maneira, através da pesquisa e revisão bibliográfica, de autores como: (FRIGOTTO,2019), (SILVA,2002), (BROWN,2019), (MOURA,2016), (GARCIA,2022), dentre outros, procuro compreender como esse Movimento representa uma ameaça para a educação, especificamente o ensino de História. As conclusões dessa pesquisa, suscitaram que esse cenário reflete um contexto de guerras culturais pela permanência de privilégios da classe dominante, como também busca ramificar seus interesses no campo educacional, através de uma ótica que despreza um ensino crítico, plural e democrático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Mariângela de Vasconcelos Nunes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola sem Partido (ESP) pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Neoconservadorismo pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.title A ascensão da onda reacionária e neoconservadora brasileira: uma breve análise do Movimento Escola sem Partido e a ameaça para o ensino de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


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