UEPB - Repositório Digital

A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Natasha Tawanne de
dc.date.accessioned 2025-06-25T20:15:34Z
dc.date.available 2025-06-25T20:15:34Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34075
dc.description OLIVEIRA, Natasha Tawanne de. A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca da importância do ensino de História local no ciclo da educação básica tomando como referência uma escola do município de Serra de São Bento/RN a partir da experiência do estágio supervisionado. Com a metáfora do “chão que se pisa”, a pesquisa debate acerca do currículo e o desafio de inserir na prática escolar a história do território em que os discentes, de fato, residem. Para tanto, foi realizado uma breve revisão bibliográfica, documental e relato de experiência de estágio, que foi voltado para uma proposta pedagógica a respeito da presença indígena no território estadual. Discute-se as contribuições dessa prática para o ensino crítico, assim como os desafios, como, por exemplo, a falta de material didático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Mariângela de Vasconcelos Nunes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject História local pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title A escola e o chão que se pisa: a importância do ensino de história local na construção curricular pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta