Resumo:
Esse projeto tem o objetivo de propor o uso de metodologias inovadoras para o Ensino
prático de Zoologia em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal
da cidade de Campina Grande/PB. Como produto da pesquisa elaborou-se uma proposta
didático-prática, utilizando analogias e novos métodos de ensino, que fujam do tradicional e
da educação bancária. Durante o processo de coleta de dados foram aplicados questionários
com os alunos destas turmas, com o intuito de identificar as principais dificuldades relatadas
por eles quanto ao ensino de Zoologia. Foram executadas aulas práticas, construção de
modelos didáticos, jogos, demonstração de vídeos e uma oficina onde foi construído um
terrário para a observação de anelídeos, com isso, buscou-se melhorar a aprendizagem dos
conteúdos abordados. Os alunos participara como sujeito ativo da pesquisa, de forma critica e
criativa serão envolvidos na metodologia aplicada, através do trabalho em equipe. Como
produto final, fizemos um diagnostico do Ensino de Zoologia e avaliamos a possibilidade de
inserir e popularizar cada vez mais a aula pratica em zoologia, fazendo com que o
aprendizado significativo seja cada vez mais buscado e utilizado pelos Professores de
Ciências.
Descrição:
COSTA, J. do R. Ensinar e aprender Ciências no ensino fundamental II, utilizando atividades práticas de Zoologia. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.