Resumo:
O interesse humano pelo céu remonta à antiguidade, levando a astronomia a ser considerada uma das ciências mais antigas. No entanto, seu ensino ainda enfrenta desafios em sala de aula, especialmente quanto à falta de engajamento dos alunos e à permanência de metodologias tradicionais, pouco eficazes frente à atual geração imersa em tecnologia. Isso se alicerça na perspectiva freiriana, que valoriza a participação ativa, crítica e engajada dos educandos, distanciando-se da mera transmissão de conteúdo. Diante disso, esta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola Estadual E.C.I.E.M. Agenor Mendes Pedrosa, localizada no município de Aguiar-PB, com 24 alunos do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi avaliar a eficácia do simulador Gaia Sky como recurso didático, a partir da simulação do eclipse anelar total de 2023. Os dados coletados, de natureza qualitativa, indicaram que o simulador contribui significativamente para a aprendizagem, atuando como ferramenta motivadora e facilitadora, ao proporcionar maior proximidade com os conteúdos astronômicos. Os estudantes descreveram a experiência como “prática”, “dinâmica” e muitos destacaram sua capacidade de oferecer uma “real dimensão do universo”. Os resultados demonstraram o potencial do uso de tecnologias como o Gaia Sky para renovar práticas pedagógicas e despertar maior interesse dos educandos pela astronomia.
Descrição:
RIBEIRO, Tailson da Silva. Utilização do Gaia Sky na simulação de eclipse: um estudo de caso com alunos da Escola Estadual E.C.I.E.M. Agenor Mendes Pedrosa. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.