UEPB - Repositório Digital

Utilização do gaia sky na simulação de eclipse: um estudo de caso com alunos da escola estadual e.c.i.e.m. agenor mendes pedrosa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Tailson da Silva
dc.date.accessioned 2025-06-26T14:03:34Z
dc.date.available 2025-06-26T14:03:34Z
dc.date.issued 2025-05-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 520
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34088
dc.description RIBEIRO, Tailson da Silva. Utilização do Gaia Sky na simulação de eclipse: um estudo de caso com alunos da Escola Estadual E.C.I.E.M. Agenor Mendes Pedrosa. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O interesse humano pelo céu remonta à antiguidade, levando a astronomia a ser considerada uma das ciências mais antigas. No entanto, seu ensino ainda enfrenta desafios em sala de aula, especialmente quanto à falta de engajamento dos alunos e à permanência de metodologias tradicionais, pouco eficazes frente à atual geração imersa em tecnologia. Isso se alicerça na perspectiva freiriana, que valoriza a participação ativa, crítica e engajada dos educandos, distanciando-se da mera transmissão de conteúdo. Diante disso, esta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola Estadual E.C.I.E.M. Agenor Mendes Pedrosa, localizada no município de Aguiar-PB, com 24 alunos do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi avaliar a eficácia do simulador Gaia Sky como recurso didático, a partir da simulação do eclipse anelar total de 2023. Os dados coletados, de natureza qualitativa, indicaram que o simulador contribui significativamente para a aprendizagem, atuando como ferramenta motivadora e facilitadora, ao proporcionar maior proximidade com os conteúdos astronômicos. Os estudantes descreveram a experiência como “prática”, “dinâmica” e muitos destacaram sua capacidade de oferecer uma “real dimensão do universo”. Os resultados demonstraram o potencial do uso de tecnologias como o Gaia Sky para renovar práticas pedagógicas e despertar maior interesse dos educandos pela astronomia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cesar Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Astronomia pt_BR
dc.subject Simulador Gaia Sky pt_BR
dc.subject Ferramenta didática pt_BR
dc.title Utilização do gaia sky na simulação de eclipse: um estudo de caso com alunos da escola estadual e.c.i.e.m. agenor mendes pedrosa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta