Resumo:
Essa pesquisa tem o objetivo de analisar os desafios enfrentados no ensino de Língua Portuguesa durante a implementação, por dois anos, do sistema remoto na educação. As discussões serão através de um relado de experiência vivenciado em uma turma de ensino fundamental II, de uma escola pública municipal. A metodologia utilizada para tornar possível os estudos foram métodos qualitativos, à luz de discussões teóricas de autores como Arruda (2020), Barros (2008), Felizola (2011), Moran (2008), entre outros. A partir das discussões promovidas no decorrer desse trabalho, foi compreendido que os principais desafios identificados estavam relacionados à ausência de infraestrutura adequada, tanto para o educador, quanto para o aluno, como acesso à internet de qualidade e dispositivos eletrônicos; a dificuldade em manter a motivação, o engajamento dos alunos, a adaptação do conteúdo e métodos de ensino para o formato online. Diante disso, fica claro que o cenário pandêmico foi um período de problemáticas para todas as instâncias sociais, algumas delas se arrastando até os dias atuais. Com relação ao ensino de Língua Portuguesa, observa-se ainda a presença bem intensa desses desafios que foram desencadeados no período como a busca pela facilidade sempre, o desestímulo pela leitura e o rápido acesso ao conteúdo vinculado à internet, restando ao profissional se adaptar constantemente e vencer desafios que só pioraram após a pandemia.
Descrição:
FERNANDES, Jéssica Carolayne Dantas. Os desafios do Ensino de Língua Portuguesa no sistema remoto: um relato de experiência. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.