UEPB - Repositório Digital

A influência da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Cláudia Daniela Batista da
dc.date.accessioned 2025-06-27T11:22:26Z
dc.date.available 2025-06-27T11:22:26Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34094
dc.description SILVA, Cláudia Daniela Batista da. A influencia da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literatura. 2025. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A afetividade exerce papel essencial na constituição dos sujeitos e na mediação dos processos educativos, especialmente nos anos iniciais da trajetória escolar. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, o impacto da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos da Educação Infantil, com base nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky. A metodologia utilizada foi de revisão integrativa da literatura, na qual foi utilizado como fonte de pesquisa o Portal de Periódicos da CAPES para a seleção de estudos publicados entre 2019 e 2024, no idioma português, revisado por pares. Ao final do processo de triagem e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 9 artigos foram selecionados para compor a revisão integrativa e analisados em profundidade quanto aos seus objetivos, métodos e principais achados. Os resultados evidenciaram que o vínculo afetivo estabelecido entre professor e aluno favorece a motivação, o desenvolvimento da autonomia, o engajamento nas atividades pedagógicas e a construção significativa do conhecimento. Dentre os achados, destaca-se a urgência de formações docentes que integrem a afetividade como fundamento epistemológico e didático. Conclui-se que reconhecer e incorporar a dimensão afetiva no fazer pedagógico contribui para a construção de uma escola mais humanizada, democrática e responsiva às necessidades do desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Marília Pereira Dutra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ralação docente-discente pt_BR
dc.title A influência da afetividade na aprendizagem de crianças da educação infantil: revisão integrativa da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta