dc.contributor.author |
Nascimento Júnior, Noberto Nunes do |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-27T13:19:26Z |
|
dc.date.available |
2025-06-27T13:19:26Z |
|
dc.date.issued |
2025 |
|
dc.identifier.citation |
Nascimento Júnior, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII [manuscrito]. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 005.14 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34096 |
|
dc.description |
NASCIMENTO JÚNIOR, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A crescente complexidade no desenvolvimento de software destaca a importância de práticas que
garantam a qualidade e confiabilidade dos sistemas. O Test-Driven Development (TDD) é uma
abordagem ágil que visa reduzir defeitos e melhorar a qualidade, criando testes automatizados
antes da codificação. Apesar dos benefícios reconhecidos do TDD, sua adoção é influenciada
por fatores como a formação acadêmica. Pesquisas apontam que a aceitação do TDD aumenta
com o nível acadêmico, sugerindo que a exposição a essa prática durante a graduação é essencial.
Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, não há disciplina específica sobre
testes de software, o que impacta o conhecimento e aplicação do TDD entre os estudantes de
Ciência da Computação. Este trabalho investigou o nível de conhecimento, aceitação e utilização
do TDD entre alunos a partir do 6º período. A pesquisa, realizada por meio de questionário
online, identificou que a maioria dos estudantes tem contato limitado com testes de software e há
pouca exigência para a aplicação de TDD em atividades práticas. Embora os alunos reconheçam
sua importância, muitos não se sentem preparados para utilizá-lo. Os resultados apontam para
uma lacuna entre o interesse dos alunos e a preparação oferecida pela instituição, sugerindo a
necessidade de abordagens didáticas mais eficazes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Grad. Vinícius Augustus Alves Gomes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas |
pt_BR |
dc.subject |
Test-Driven Development |
pt_BR |
dc.subject |
TDD |
pt_BR |
dc.subject |
Testes de Software |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de Software |
pt_BR |
dc.title |
ANÁLISE DA ACEITAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ORIENTADO POR TESTES (TDD) EM PROJETOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UEPB CAMPUS VII |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |