UEPB - Repositório Digital

ANÁLISE DA ACEITAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ORIENTADO POR TESTES (TDD) EM PROJETOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UEPB CAMPUS VII

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento Júnior, Noberto Nunes do
dc.date.accessioned 2025-06-27T13:19:26Z
dc.date.available 2025-06-27T13:19:26Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.citation Nascimento Júnior, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII [manuscrito]. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. pt_BR
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34096
dc.description NASCIMENTO JÚNIOR, Noberto Nunes do. Análise da aceitação e utilização do desenvolvimento orientado por testes (TDD) em projetos acadêmicos: um estudo de caso com alunos de ciência da computação da UEPB campus VII. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A crescente complexidade no desenvolvimento de software destaca a importância de práticas que garantam a qualidade e confiabilidade dos sistemas. O Test-Driven Development (TDD) é uma abordagem ágil que visa reduzir defeitos e melhorar a qualidade, criando testes automatizados antes da codificação. Apesar dos benefícios reconhecidos do TDD, sua adoção é influenciada por fatores como a formação acadêmica. Pesquisas apontam que a aceitação do TDD aumenta com o nível acadêmico, sugerindo que a exposição a essa prática durante a graduação é essencial. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, não há disciplina específica sobre testes de software, o que impacta o conhecimento e aplicação do TDD entre os estudantes de Ciência da Computação. Este trabalho investigou o nível de conhecimento, aceitação e utilização do TDD entre alunos a partir do 6º período. A pesquisa, realizada por meio de questionário online, identificou que a maioria dos estudantes tem contato limitado com testes de software e há pouca exigência para a aplicação de TDD em atividades práticas. Embora os alunos reconheçam sua importância, muitos não se sentem preparados para utilizá-lo. Os resultados apontam para uma lacuna entre o interesse dos alunos e a preparação oferecida pela instituição, sugerindo a necessidade de abordagens didáticas mais eficazes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Grad. Vinícius Augustus Alves Gomes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas pt_BR
dc.subject Test-Driven Development pt_BR
dc.subject TDD pt_BR
dc.subject Testes de Software pt_BR
dc.subject Engenharia de Software pt_BR
dc.title ANÁLISE DA ACEITAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ORIENTADO POR TESTES (TDD) EM PROJETOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UEPB CAMPUS VII pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta