UEPB - Repositório Digital

Tecnologias digitais na formação inicial do professor de matemática: uma análise bibliométrica da produção acadêmica (2014 – 2024)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bernardo, Valmir Gilvan Souza
dc.date.accessioned 2025-06-27T13:23:40Z
dc.date.available 2025-06-27T13:23:40Z
dc.date.issued 2025-06-02
dc.identifier.other CDD 510.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34098
dc.description BERNARDO, Valmir Gilvan Souza. Tecnologias digitais na formação inicial do professor de matemática: uma análise bibliométrica da produção acadêmica (2014 – 2024). 2025. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract As Tecnologias Digitais (TD) desempenham um papel importante na formação inicial de professores de Matemática, fornecendo ferramentas que transformam tanto os processos de ensino. Nesse contexto, é fundamental que os cursos de licenciatura em Matemática e seus futuros docentes compreendam o papel que as TD e a mídia exercem na sociedade. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar a produção acadêmica sobre o uso das Tecnologias Digitais na formação de docentes de Matemática, por meio de um levantamento bibliométrico, a fim de compreender a evolução das pesquisas na área e suas principais contribuições. Para tanto, foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando dissertações e teses que abordam a temática das TD na formação inicial docente. Após a leitura dos resumos, foram selecionados 12 trabalhos para análise, tendo em vista os objetivos e critérios de inclusão do estudo. Encontrou-se 116 trabalhos, sendo que 97 trabalhos foram excluídos por não atenderem a esses critérios, sendo que 7 deles apresentavam duplicidade. Os resultados indicam que a utilização das TD na formação inicial de professores de Matemática configura-se como uma abordagem inovadora e promissora, especialmente por favorecer práticas pedagógicas participativas, ativas e interativas. A integração planejada das TDs ao ensino de Matemática contribui para tornar a aprendizagem mais dinâmica e acessível. Assim, conclui-se que a inserção das TD na formação inicial docente representa um caminho promissor para o fortalecimento de práticas pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos estudantes nas atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, dinâmico e motivador — no qual os alunos se sintam à vontade para se envolverem sem medo ou vergonha. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dra. Fabíola da Cruz Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Licenciatura em matemática pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Tecnologias digitais na formação inicial do professor de matemática: uma análise bibliométrica da produção acadêmica (2014 – 2024) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta