dc.description.abstract |
Esta monografia apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática com foco nas
práticas sociais de leitura do gênero reportagem, voltada à conscientização e contribuições
para minimizar o feminicídio. A intervenção foi realizada em duas turmas, uma de ensino
regular em Araruna-PB, e a outra foi aplicada no ensino de EJA (ciclo V) em Guarabira-PB,
com o objetivo de promover a leitura crítica, a reflexão social e o engajamento dos estudantes
frente à violência contra a mulher, através de leituras e atividades interpretativas. Para tanto,
lançamos mão dos pressupostos teóricos Barbosa (2023), Koch (2013), Oliveira (2012),
Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), (Vergna, 2020), Bronckart, (2012), dentre outros. A
metodologia utilizada neste trabalho é dada por uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), com
intervenção didático-pedagógica pautada no esquema de sequência didática sugerido por
Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta articulou a leitura à análise linguística,
buscando desenvolver competências de letramento, criticidade e cidadania. Constatamos que
os resultados do público feminino se apresentaram um maior envolvimento e porcentagem
maiores em resultados aos níveis de proximidade que foram analisados, em contraste com o
público masculino. Sendo assim, os níveis de letramento dos alunos estão relacionados à
garantia de futuridade social, cidadania e contextos sociais que implicam nas formas e
envolvimentos dos alunos. |
pt_BR |