UEPB - Repositório Digital

Práticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Mayra da Silva
dc.date.accessioned 2025-06-30T11:50:09Z
dc.date.available 2025-06-30T11:50:09Z
dc.date.issued 2025-06-03
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34116
dc.description CAVALCANTI, Mayra da Silva. Práticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídio. 2025. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática com foco nas práticas sociais de leitura do gênero reportagem, voltada à conscientização e contribuições para minimizar o feminicídio. A intervenção foi realizada em duas turmas, uma de ensino regular em Araruna-PB, e a outra foi aplicada no ensino de EJA (ciclo V) em Guarabira-PB, com o objetivo de promover a leitura crítica, a reflexão social e o engajamento dos estudantes frente à violência contra a mulher, através de leituras e atividades interpretativas. Para tanto, lançamos mão dos pressupostos teóricos Barbosa (2023), Koch (2013), Oliveira (2012), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), (Vergna, 2020), Bronckart, (2012), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho é dada por uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), com intervenção didático-pedagógica pautada no esquema de sequência didática sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta articulou a leitura à análise linguística, buscando desenvolver competências de letramento, criticidade e cidadania. Constatamos que os resultados do público feminino se apresentaram um maior envolvimento e porcentagem maiores em resultados aos níveis de proximidade que foram analisados, em contraste com o público masculino. Sendo assim, os níveis de letramento dos alunos estão relacionados à garantia de futuridade social, cidadania e contextos sociais que implicam nas formas e envolvimentos dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jackson Cícero França Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Reportagem pt_BR
dc.subject Feminicídio pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Práticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta