UEPB - Repositório Digital

A formação de professores de língua portuguesa para a educação inclusiva: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Nicoly de Azevedo
dc.date.accessioned 2025-06-30T13:18:13Z
dc.date.available 2025-06-30T13:18:13Z
dc.date.issued 2025-06
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34119
dc.description COSTA, Nicoly de Azevedo. A formação de professores de língua portuguesa para a educação inclusiva: desafios e possibilidades. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades que envolvem a formação de professores de Língua Portuguesa no contexto da Educação Inclusiva. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no município de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, e adotou uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica. Na discussão teórica foram utilizados referenciais teóricos como: Freire (2005), Jesus (2006), Figueira (2017), entre outros, além da Constituição Federal de 1988, que assegura o direito à educação para todos. O estudo destacou que, apesar dos avanços nas políticas públicas voltadas à inclusão, ainda existem lacunas significativas na formação docente, especificamente no que se refere à adaptação de práticas pedagógicas e recursos didáticos voltados à diversidade. Para coleta de dados foi utilizado questionário com autorização da gestão escolar, contribuindo para a compreensão das percepções dos professores sobre suas práticas. Os resultados apontam que o papel do docente na Educação Inclusiva vai além da transmissão de conteúdos, exigindo sensibilidade, empatia e preparo para acolher todos os discentes, inclusive aqueles com deficiência. Conclui-se que é essencial investir em formação continuada e no desenvolvimento de metodologias inclusivas que promovam a participação e o protagonismo dos alunos, assegurando uma educação com equidade e qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Débora Regina Fernandes Benicio. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.title A formação de professores de língua portuguesa para a educação inclusiva: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta