UEPB - Repositório Digital

Clarice Lispector na sala de aula: proposta de abordagem a partir do conto "Felicidade clandestina" para alunos dos anos finais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Vinícius Ferreira de
dc.date.accessioned 2025-06-30T13:58:31Z
dc.date.available 2025-06-30T13:58:31Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34123
dc.description LIMA, Vinícius Ferreira de. Clarice Lispector na sala de aula: proposta de abordagem a partir do conto "Felicidade clandestina" para alunos dos anos finais. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma proposta de abordagem didática a partir do conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispec - tor, voltada aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A escolha do conto se justifica pela densidade simbólica e subjetiva da narrativa, que, embora breve, oferece múltiplas camadas interpretativas, possibilitando, assim, um trabalho peda- gógico que estimule a sensibilidade, a reflexão e o prazer pela leitura. Clarice Lis- pector é reconhecida como uma das vozes mais significativas da literatura brasileira, amplamente estudada por críticos como Gotlib (1996), Moisés (2004), Sollers (1976) e Magalhães Júnior (1972), o que reforça a relevância de sua obra no contexto edu- cacional. Do ponto de vista de sua metodologia, o trabalho caracteriza-se como de natureza qualitativa e bibliográfica, centrada na análise do conto e na elaboração de estratégias de leitura e interpretação aplicáveis em sala de aula, conforme os pres - supostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica ba- seia-se em estudos sobre o gênero conto, a exemplo de Moisés (2004) e Gotlib (1996), bem como trabalhos que discorrem sobre a formação do leitor literário, por isso a necessidade de retomar estudos como os de Candido (2004) e Koch (2002). Ao final da análise do conto, que evidencia uma narrativa simples, mas, ao mesmo tempo, surpreendente, possibilitando, desse modo, uma experiência rica e prazerosa de leitura, apresentamos uma proposta didática que busca favorecer a leitura crítica dos estudantes em formação, com sugestão de atividades que incentivem a empa- tia, a criatividade e, sobretudo, o diálogo com a experiência do aluno. Esperamos que os professores, ao entrarem em contato com essa proposta, repensem suas práticas e compreendam que o texto literário pode ser absorvido pelo aluno de forma interativa, afetiva e efetiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Clarice Lispector pt_BR
dc.subject Conto pt_BR
dc.subject Anos finais pt_BR
dc.subject Proposta pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Clarice Lispector na sala de aula: proposta de abordagem a partir do conto "Felicidade clandestina" para alunos dos anos finais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta