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O artigo científico, enquanto gênero discursivo do contexto acadêmico, constitui uma prática social institucionalizada, voltada à produção e circulação do conhecimento. Nesse discurso, é o autor quem diz, e esse dizer é sempre estratégico, situado e carregado de intencionalidade. Por meio de escolhas léxico-gramaticais, o autor projeta vozes, constrói autoridade e organiza o conhecimento dentro da comunidade científica. Nesse contexto, ancorado na Linguística Sistêmico-Funcional, especialmente no trabalho de Halliday e Matthiessen (2014) e nas contribuições de Fuzer e Cabral (2014), este estudo é norteado pelo questionamento central: quais padrões de uso, à luz da análise sistêmico-funcional, dos processos verbais podem ser identificados em artigos de Linguística, publicados em periódicos Qualis A1? Essa questão decorre de outros questionamentos: 1) Quais processos verbais predominam em artigos científicos de Linguística, publicados em revistas Qualis A1?; 2) Como os processos afirmar, dizer, mostrar, explicar e ressaltar são mobilizados nesses artigos?; 3) De que maneira as escolhas feitas pelos autores, no uso dos processos do dizer, contribuem para representar a mensagem nos artigos científicos?. O objetivo geral é: analisar o uso dos processos verbais em artigos científicos de Linguística, classificados como Qualis A1, a partir da perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Os objetivos específicos são: 1) Identificar os processos verbais predominantes em artigos de Linguística, de revistas Qualis A1; 2) Mapear o uso dos processos afirmar, dizer, mostrar, explicar e ressaltar, e explicar como são mobilizados nos artigos; 3) Discutir como as escolhas feitas pelos autores, no uso desses processos do dizer, contribuem para a representação da mensagem em artigos científicos. O caminho teórico é a metafunção ideacional, mais especificamente no Sistema de Transitividade, com foco nos processos verbais, enquanto mecanismos de representação do dizer. O corpus foi composto por seis artigos, publicados no primeiro semestre de 2024. A análise seguiu uma abordagem qualitativa, com apoio do software Atlas.ti. As categorias de análises Hallidayanas adotadas são três: o participante Dizente, a modalização e a organização da mensagem. Os resultados indicam que os processos afirmar, dizer, mostrar, explicar e ressaltar foram os mais frequentes, revelando padrões discursivos, associados à sustentação argumentativa, à gestão da responsabilidade discursiva e à constituição do discurso científico. A pesquisa contribui para a compreensão do funcionamento da linguagem no gênero artigo e oferece subsídios para o ensino da escrita acadêmica. |
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