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Mesmo com o avanço no ramo educacional, o livro didático ainda ocupa papel central no ensino de Matemática na Educação Básica, de modo que sua estrutura e os tipos de atividades que propõe influenciam diretamente a qualidade da formação matemática dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma os problemas dos livros didáticos se aproximam da Exploração-Proposição e Resolução de Problemas. O levantamento de dados consistiu na análise de quatro coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados evidenciaram que, embora todas as coleções façam referência à Resolução de Problemas, os enunciados apresentados concentram-se, em grande parte, em questões extraídas de vestibulares ou concursos, pouco dialogando com o contexto sociocultural dos estudantes. Observou-se, ainda, uma escassez de situações que promovam a Exploração ou a Proposição de Problemas. Apesar disso, no entanto, algumas coleções apresentaram esforços pontuais no sentido de diversificar os tipos de problemas e propor atividades mais investigativas do que outras, resultando numa aproximação pontual à metodologia de Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Conclui-se que, embora haja avanços pontuais, os livros didáticos analisados ainda necessitam de maior aprofundamento na proposição de situações que estimulem a investigação matemática e a construção e aprofundamento do conhecimento matemático. Tais lacunas reforçam a necessidade de repensar a elaboração de materiais didáticos que valorizem o contexto do aluno e que utilizem problemas que sejam de fato ricos a nível educacional, ou seja, a Exploração- Proposição e Resolução de Problemas, usada como base o desenvolvimento desses materiais didáticos. |
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