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LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E A METODOLOGIA DE EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

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dc.contributor.author Medeiros, Matheus Nóbrega de
dc.date.accessioned 2025-07-01T01:01:19Z
dc.date.available 2025-07-01T01:01:19Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34141
dc.description MEDEIROS, Matheus Nóbrega de. Livros Didáticos de Matemática e a Metodologia de Exploração-Proposição-Resolução de Problemas: uma Análise Crítica. 2025. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Mesmo com o avanço no ramo educacional, o livro didático ainda ocupa papel central no ensino de Matemática na Educação Básica, de modo que sua estrutura e os tipos de atividades que propõe influenciam diretamente a qualidade da formação matemática dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma os problemas dos livros didáticos se aproximam da Exploração-Proposição e Resolução de Problemas. O levantamento de dados consistiu na análise de quatro coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados evidenciaram que, embora todas as coleções façam referência à Resolução de Problemas, os enunciados apresentados concentram-se, em grande parte, em questões extraídas de vestibulares ou concursos, pouco dialogando com o contexto sociocultural dos estudantes. Observou-se, ainda, uma escassez de situações que promovam a Exploração ou a Proposição de Problemas. Apesar disso, no entanto, algumas coleções apresentaram esforços pontuais no sentido de diversificar os tipos de problemas e propor atividades mais investigativas do que outras, resultando numa aproximação pontual à metodologia de Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Conclui-se que, embora haja avanços pontuais, os livros didáticos analisados ainda necessitam de maior aprofundamento na proposição de situações que estimulem a investigação matemática e a construção e aprofundamento do conhecimento matemático. Tais lacunas reforçam a necessidade de repensar a elaboração de materiais didáticos que valorizem o contexto do aluno e que utilizem problemas que sejam de fato ricos a nível educacional, ou seja, a Exploração- Proposição e Resolução de Problemas, usada como base o desenvolvimento desses materiais didáticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Fabíola da Cruz Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Coerência Didática pt_BR
dc.subject Problemas matemáticos pt_BR
dc.title LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E A METODOLOGIA DE EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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