Resumo:
Introdução: O ensino tradicional na área da saúde, centrado na transmissão passiva de
conteúdos, tem sido gradualmente substituído por metodologias ativas, que promovem a
autonomia, o pensamento crítico e a integração entre teoria e prática. No ensino da Prótese
Parcial Removível (PPR), essas metodologias são fundamentais para o desenvolvimento de
competências técnicas e clínicas. Os guias de estudo surgem como ferramentas didáticas
eficazes, auxiliando os estudantes na compreensão e aplicação dos conteúdos. Objetivo:
Desenvolver um guia prático de PPR para os estudantes do curso de Odontologia da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), facilitando a aprendizagem por meio da
organização sequencial dos procedimentos e da utilização de imagens explicativas.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com foco na produção de material educativo.
As etapas clínicas e laboratoriais da confecção de uma PPR foram realizadas em manequim
odontológico, registradas com câmera fotográfica e acompanhadas de explicações didáticas.
Foi realizada também uma revisão de literatura para embasamento teórico. Resultados:
Obteve-se um manual ilustrado com linguagem acessível, que orienta os estudantes em todas
as etapas da confecção de uma PPR, promovendo maior autonomia e segurança na prática
clínica. Conclusão: O guia desenvolvido constitui um recurso relevante para o ensino de
PPR, contribuindo para a formação técnica e crítica dos estudantes de odontologia.
Descrição:
SILVA, Beatriz Lopes da. Elaboração de guia de estudo prático em prótese parcial removível como ferramenta didática de ensino. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.