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O processo de ensino e aprendizagem, aliado às metodologias, vem passando por transformações que exigem novas concepções no ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que se refere ao distanciamento do modelo tradicional. Este trabalho parte do questionamento sobre como ocorre o ensino da crônica no 1º ano do Ensino Médio a partir da aprendizagem baseada em problemas (ABP), buscando responder: a) Quais as metodologias de ensino usadas na disciplina de Língua Portuguesa no 1° ano do Ensino Médio?, b) Qual a percepção dos alunos ao usar a metodologia de aprendizagem baseada em problemas no ensino da crônica?, c) Quais são os desafios e benefícios ao implementar a aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Língua Portuguesa?,
d) como a metodologia aprendizagem baseada em problemas pode contribuir para o ensino e aprendizagem do gênero crônica no 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como explicativa, descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa e método dedutivo. Como aporte teórico, usaremos conceitos de José Moran (2018), que defende o uso das metodologias ativas, e novas abordagens de ensino; Zabala (1998), que reflete sobre uma aprendizagem mais significativa e personalizada; Vasconcellos (2005), para refletir como as novas práticas de ensino podem preencher lacunas existentes; Freire (2000), que justifica a importância de incorporar uma educação baseada em desafios e superação; Cândido (1980), que ressalta sobre uma educação mais humanizadora, e entre outros. Com base no estudo realizado ao longo deste trabalho, a análise das aulas e dos questionários revelou que os objetivos foram alcançados, mostrando que a ABP contribui significativamente para o desenvolvimento da leitura, da produção textual e da compreensão do gênero crônica. Conclui-se que metodologias inovadoras aproximam os conteúdos da realidade dos alunos, promovendo maior engajamento, autonomia e melhoria na qualidade da educação. |
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