UEPB - Repositório Digital

"Tempo, tempo, tempo": Um estudo sobre os efeitos da jornada dupla no engajamento acadêmico com estudantes de uma instituição de ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Hugo de Medeiros
dc.date.accessioned 2025-07-04T11:49:57Z
dc.date.available 2025-07-04T11:49:57Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 378.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34197
dc.description COSTA, Hugo de Medeiros. “Tempo, tempo, tempo”: Um estudo sobre os efeitos da jornada dupla no engajamento acadêmico com estudantes de uma instituição de ensino superior. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda os efeitos da jornada dupla no engajamento acadêmico de estudantes do curso de Administração de uma instituição pública de ensino superior. Torna-se essencial compreender como essa rotina afeta seu desempenho, saúde e relação com os estudos. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 15 estudantes do curso de Administração, todos inseridos em estágio. As entrevistas foram feitas de forma presencial e online, conforme a disponibilidade dos participantes, e abordaram rotina, sentimentos, motivações e percepções sobre o estágio e a vida acadêmica. A análise dos dados seguiu os passos da análise temática proposta por Braun e Clarke (2012), identificando padrões de sentido nas falas dos entrevistados. Entre os principais resultados, destaca-se que o engajamento acadêmico é fortemente atravessado pelas condições sociais, emocionais e financeiras dos estudantes. A rotina exaustiva e a falta de suporte institucional dificultam a permanência e o bom desempenho acadêmico. Ainda assim, muitos estudantes demonstram resiliência, buscando adaptar-se e enxergar sentido em suas escolhas. O estudo conclui que o engajamento não pode ser avaliado apenas por participação em sala de aula, mas deve considerar o esforço diário e silencioso dos que conciliam múltiplas responsabilidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Bruna Cordeiro de Sousa. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Engajamento acadêmico pt_BR
dc.subject Jornada dupla pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title "Tempo, tempo, tempo": Um estudo sobre os efeitos da jornada dupla no engajamento acadêmico com estudantes de uma instituição de ensino superior. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta