Resumo:
As sequências didáticas (SD), com utilização de diferentes métodos didáticos, especialmente a
problematização, podem potencializar a aprendizagem. Neste trabalho, foi desenvolvida e
aplicada uma SD sobre poluição atmosférica, com a aplicação de um questionário antes e depois
da intervenção didática. A SD foi desenvolvida em 18 aulas com participação de 47 estudantes
do Ensino Fundamental anos finais do município de Caaporã-PB, a problematização foi
utilizada como método para trabalhar o tema Poluição Atmosférica de forma contextualizada
aos problemas locais. Nos resultados, foi realizada uma descrição detalhada da SD com
destaque para as estratégias didáticas utilizadas; assim como foi feita análise descritiva e
inferencial dos resultados do questionário. A aplicação de uma SD, com uso da
problematização, contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes; entretanto, o
aproveitamento foi heterogêneo. Observou-se um aumento na média da quantidade de acertos
no pós-teste em relação ao pré-teste, e esta diferença foi significativa (teste T Student, p =
0,001). Os estudantes que sabiam menos sobre o conteúdo, tiveram melhor aproveitamento em
relação àqueles com melhor pontuação no pré-teste (regressão linear, p<0,05). Os conteúdos
menos familiares, como é o caso do efeito estufa, tiveram mais aproveitamento pelos
estudantes; com mais diferenças na quantidade de acertos quando comparados pré e pós testes
(teste de Wilcoxon, p<0,001). Este estudo oferece um modelo de sequência didática que pode
ser adotado por professores de Ciências e Biologia interessados em incorporar a
problematização em suas práticas de ensino. Além disso, promove uma reflexão sobre o uso de
estratégias e habilidades didáticas em sala de aula.
Descrição:
LIMA, S. F de. Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de Ciências. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.