UEPB - Repositório Digital

Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Scarlet Ferreira de
dc.date.accessioned 2025-07-07T14:10:50Z
dc.date.available 2025-07-07T14:10:50Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 507.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34216
dc.description LIMA, S. F de. Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de Ciências. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract As sequências didáticas (SD), com utilização de diferentes métodos didáticos, especialmente a problematização, podem potencializar a aprendizagem. Neste trabalho, foi desenvolvida e aplicada uma SD sobre poluição atmosférica, com a aplicação de um questionário antes e depois da intervenção didática. A SD foi desenvolvida em 18 aulas com participação de 47 estudantes do Ensino Fundamental anos finais do município de Caaporã-PB, a problematização foi utilizada como método para trabalhar o tema Poluição Atmosférica de forma contextualizada aos problemas locais. Nos resultados, foi realizada uma descrição detalhada da SD com destaque para as estratégias didáticas utilizadas; assim como foi feita análise descritiva e inferencial dos resultados do questionário. A aplicação de uma SD, com uso da problematização, contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes; entretanto, o aproveitamento foi heterogêneo. Observou-se um aumento na média da quantidade de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste, e esta diferença foi significativa (teste T Student, p = 0,001). Os estudantes que sabiam menos sobre o conteúdo, tiveram melhor aproveitamento em relação àqueles com melhor pontuação no pré-teste (regressão linear, p<0,05). Os conteúdos menos familiares, como é o caso do efeito estufa, tiveram mais aproveitamento pelos estudantes; com mais diferenças na quantidade de acertos quando comparados pré e pós testes (teste de Wilcoxon, p<0,001). Este estudo oferece um modelo de sequência didática que pode ser adotado por professores de Ciências e Biologia interessados em incorporar a problematização em suas práticas de ensino. Além disso, promove uma reflexão sobre o uso de estratégias e habilidades didáticas em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Cleber Ibraim Salimon pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Poluição atmosférica pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Uma sequência didática sobre poluição atmosférica para o ensino fundamental: o uso da problematização no ensino de ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta