Resumo:
O Rio Paraíba é fundamental para o abastecimento de água e serviços ecossistêmicos no estado da Paraíba. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas de Aroeiras-PB sobre os impactos ambientais no Rio Paraíba. Foram aplicados questionários semi-estruturados a 49 alunos, com análise quali-quantitativa dos dados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. A faixa etária dos estudantes variou de 14 a 33 anos, sendo 55,1% do gênero feminino e 69,4% moradores da zona rural. A maioria conhece o rio e reconhece sua importância para a comunidade, utilizando-o para lazer, pesca e cuidado com os animais. Apesar disso, a água da chuva predomina como fonte de abastecimento doméstico. A água foi considerada inesgotável por 38,8% dos estudantes, enquanto 26,8% apresentaram dificuldade em definir impactos ambientais. Embora reconheçam que suas ações possam prejudicar os rios, 51% não identificaram os impactos da agricultura. Observou-se também consciência sobre problemas ligados à pecuária, poluição por efluentes e descarte inadequado de resíduos sólidos, além da valorização de práticas como os 3Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar), tratamento de efluentes e conservação da vegetação nativa. O diagnóstico ambiental do médio Rio Paraíba revela degradação devido a desmatamento, práticas agrícolas e pecuárias inadequadas, descarte de resíduos e extração de areia, prejudicando a qualidade da água e os habitats locais. Conclui-se que a educação ambiental é crucial para aprofundar o conhecimento e mobilizar a comunidade na conservação do rio e seus ecossistemas.
Descrição:
BRITO NETO, E. G. Percepção ambiental de estudantes do Ensino Fundamental II e diagnóstico do Rio Paraíba em Aroeiras-PB. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.