Resumo:
Diante do crescimento expressivo do uso de jogos digitais no cotidiano de jovens e
adultos, surge a necessidade de compreender seus impactos para além do entretenimento.
Em especial, os efeitos emocionais e fisiológicos relacionados à ansiedade têm despertado
atenção da comunidade científica. Este trabalho investigou como diferentes estilos de
jogos digitais influenciam os níveis de ansiedade dos jogadores. A pesquisa envolveu
21 participantes que interagiram com dois jogos de gêneros distintos: Bloons TD6
(estratégia/tower defense) e Cuphead (ação/run ‘n’ gun). Para mensuração emocional,
foi aplicado o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) antes e após cada sessão, enquanto
a frequência cardíaca foi monitorada durante toda a experiência. A análise estatística,
utilizando o teste de Wilcoxon, indicou que Bloons TD6 teve um impacto emocional
neutro ou levemente relaxante, enquanto Cuphead provocou aumento em sintomas
fisiológicos de ansiedade, como palpitações e tensão, embora sem significância estatística
em todos os itens. Os resultados evidenciam que a experiência emocional nos jogos
varia conforme sua dinâmica, nível de desafio e estilo. A pesquisa contribui para o
entendimento dos jogos digitais como potenciais moduladores emocionais e reforça
a importância de escolhas conscientes diante de seus possíveis efeitos sobre a saúde
mental.
Descrição:
ALMEIDA NETO, Jose Oliveira de. Análise comparativa da detecção e avaliação de sintomas
de ansiedade em jogos digitais. 2025. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.