dc.contributor.author |
Almeida Neto, José Oliveira de |
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dc.date.accessioned |
2025-07-14T13:44:30Z |
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dc.date.available |
2025-07-14T13:44:30Z |
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dc.date.issued |
2025-07-14 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 006.3 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34279 |
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dc.description |
ALMEIDA NETO, Jose Oliveira de. Análise comparativa da detecção e avaliação de sintomas
de ansiedade em jogos digitais. 2025. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante do crescimento expressivo do uso de jogos digitais no cotidiano de jovens e
adultos, surge a necessidade de compreender seus impactos para além do entretenimento.
Em especial, os efeitos emocionais e fisiológicos relacionados à ansiedade têm despertado
atenção da comunidade científica. Este trabalho investigou como diferentes estilos de
jogos digitais influenciam os níveis de ansiedade dos jogadores. A pesquisa envolveu
21 participantes que interagiram com dois jogos de gêneros distintos: Bloons TD6
(estratégia/tower defense) e Cuphead (ação/run ‘n’ gun). Para mensuração emocional,
foi aplicado o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) antes e após cada sessão, enquanto
a frequência cardíaca foi monitorada durante toda a experiência. A análise estatística,
utilizando o teste de Wilcoxon, indicou que Bloons TD6 teve um impacto emocional
neutro ou levemente relaxante, enquanto Cuphead provocou aumento em sintomas
fisiológicos de ansiedade, como palpitações e tensão, embora sem significância estatística
em todos os itens. Os resultados evidenciam que a experiência emocional nos jogos
varia conforme sua dinâmica, nível de desafio e estilo. A pesquisa contribui para o
entendimento dos jogos digitais como potenciais moduladores emocionais e reforça
a importância de escolhas conscientes diante de seus possíveis efeitos sobre a saúde
mental. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Jucélio Soares dos Santos |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Jogos digitais |
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dc.subject |
Emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Ansiedade |
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dc.subject |
BAI |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoramento fisiológico |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa da detecção e avaliação de sintomas de ansiedade em jogos digitais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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