Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre a experiência de
regência durante o Estágio Supervisionado Obrigatório IV do curso de licenciatura em História
da UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arlindo Ramalho em
Solânea-PB. Realizado entre os dias 14 e 22 de maio de 2025. O estágio envolveu o
planejamento das aulas, a execução e ação de atividades do primeiro e terceiro ano. As
atividades efetuadas no estágio foram realizadas com a ajuda das reflexões teóricas dos autores
como Pimenta e Lima (2006) e Silva e Delgado (2018), com foco na necessidade de superar
uma visão tecnicista da prática docente. O trabalho torna notória a importância do estágio para
a formação do futuro professor ao proporcionar um espaço de articulação entre teoria e prática,
discutindo os desafios da sala de aula, as limitações estruturais da escola e a necessidade de
adaptação didática para se conectar com as realidades específicas dos alunos. É concluído que
o estágio é um momento de quebra de expectativas e de amadurecimento pessoal e profissional,
ao contribuir significativamente para a construção de uma prática crítica, contextualizada e
sensível às realidades educacionais brasileiras.
Descrição:
RODRIGUES, João Paulo da Silva. Entre a teoria e a prática: experiências do estágio supervisionado na escola Arlindo Ramalho em Solânea-PB. 2025. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.