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Com o agravamento da crise ambiental no final do século XX e a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, o papel da escola se fortalece ainda mais na formação de cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com o cuidado e preservação do ambiente em que vivem. Adotar estratégias educativas que vão além do conhecimento teórico, implementando projetos nas escolas que permitam aos alunos viver e praticar atitudes responsáveis, é essencial para o desenvolvimento e formação desses jovens. Estimulados por educadores que atuam de forma crucial nesse processo, não apenas como transmissores de conteúdo, mas como facilitadores do desenvolvimento crítico dos estudantes, tornam-se conscientes dos problemas ambientais e das possíveis soluções em relação ao tema, assumindo um papel ativo e criativo, elaborando estratégias que contribuem para a mudança significativa em suas realidades. Diante disso, esse trabalho
se constitui em uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas na educação ambiental como intervenção para a formação crítica de estudantes do ensino básico. Em suma, observa-se que, quando o conhecimento é transmitido de forma interativa e o educando é envolvido em atividades práticas, ele passa a compreender que sua participação tem um impacto direto na sua qualidade de vida, na comunidade e, consequentemente, no meio ambiente. |
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