dc.contributor.author |
Gama, Eduardo Gomes de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-22T14:34:12Z |
|
dc.date.available |
2025-07-22T14:34:12Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 307.14 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345 |
|
dc.description |
GAMA, Eduardo Gonçalves de Almeida. Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante das várias faces do desenvolvimento infantil, nota-se que as habilidades socioemocionais se destacam por serem fatores que influenciam a vida do indivíduo, ora de forma a promover o bem-estar subjetivo, ora por beneficiar a forma como se comporta em sociedade, além de como percebe e desenvolve as próprias relações sociais. Nas crianças, foi constatada uma relação entre o nível de Habilidades Sociais Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento. Ademais, por se tratar de um constructo diverso e complexo é estudado a partir de diferentes teorias e recebe denominações diversas. Na literatura, são escassos os estudos que propõem programas para o desenvolvimento de tais habilidades. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivos relacionar as Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência
Acadêmica, assim como verificar a influência do programa interventivo desenvolvido a partir da Compreensão Emocional. A população contou com 11 crianças dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental Inicial de uma escola privada em Campina Grande, selecionadas a partir de um sorteio, com faixa-etária estipulada entre 8-10 anos. Os participantes foram avaliados antes e após a aplicação de um programa que propõe desenvolver as habilidades mencionadas, por meio do Social Skills Rating System (SSRS), assim como das respostas
dos responsáveis a partir de um formulário. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir do Software estatístico SPSS. Ao final do estudo, foi constatado que a intervenção realizada teve influência significativa no desenvolvimento das Habilidades Sociais, assim como foram observadas relações relevantes entre os constructos estudados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Livânia Beltrão Tavares |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Competência Acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas de Comportamento |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão Emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Infantil |
pt_BR |
dc.title |
Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |