UEPB - Repositório Digital

Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gama, Eduardo Gomes de Almeida
dc.date.accessioned 2025-07-22T14:34:12Z
dc.date.available 2025-07-22T14:34:12Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 307.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345
dc.description GAMA, Eduardo Gonçalves de Almeida. Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Diante das várias faces do desenvolvimento infantil, nota-se que as habilidades socioemocionais se destacam por serem fatores que influenciam a vida do indivíduo, ora de forma a promover o bem-estar subjetivo, ora por beneficiar a forma como se comporta em sociedade, além de como percebe e desenvolve as próprias relações sociais. Nas crianças, foi constatada uma relação entre o nível de Habilidades Sociais Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento. Ademais, por se tratar de um constructo diverso e complexo é estudado a partir de diferentes teorias e recebe denominações diversas. Na literatura, são escassos os estudos que propõem programas para o desenvolvimento de tais habilidades. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivos relacionar as Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, assim como verificar a influência do programa interventivo desenvolvido a partir da Compreensão Emocional. A população contou com 11 crianças dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental Inicial de uma escola privada em Campina Grande, selecionadas a partir de um sorteio, com faixa-etária estipulada entre 8-10 anos. Os participantes foram avaliados antes e após a aplicação de um programa que propõe desenvolver as habilidades mencionadas, por meio do Social Skills Rating System (SSRS), assim como das respostas dos responsáveis a partir de um formulário. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir do Software estatístico SPSS. Ao final do estudo, foi constatado que a intervenção realizada teve influência significativa no desenvolvimento das Habilidades Sociais, assim como foram observadas relações relevantes entre os constructos estudados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Habilidades Sociais pt_BR
dc.subject Competência Acadêmica pt_BR
dc.subject Problemas de Comportamento pt_BR
dc.subject Compreensão Emocional pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.title Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta