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Este trabalho analisa a influência da media cinematográfica na percepção popular acerca do bem estar de eqüinos, focando em filmes e animações que apresentam esses animais como protagonistas. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com base na análise de cinco obras audiovisuais, contendo quatro filmes live-action e uma animação, selecionadas devido a sua abordagem do tema. Nessa análise, foram identificados estereótipos, símbolos e padrões linguísticos associados aos cavalos, destacando elementos como antropomorfização, linguagem afetiva e representações simbólicas. Os resultados indicaram que as narrativas audiovisuais frequentemente atribuem aspectos humanos aos cavalos, o que aproxima o público no quadro emocional, mas também acaba perpetuando estereótipos idealizados que distorcem a compreensão de suas reais necessidades e comportamento natural. Por exemplo, filmes como Spirit: O Corcel Indomável, destacaram o valor da liberdade e conexão com a natureza, ao passo que Beleza Negra enfatizou os impactos positivos e negativos do manejo humano. Ao mesmo tempo, outras produções como Cavalo de Guerra, foram mais ambíguas, em que os cavalos são retratados como heróicos em cenários de guerra, porém constantemente explorados. Conclui-se então, que a media cinematográfica exerce um papel dual: por um lado, sensibiliza o público acerca do bem estar animal, mas em contrapartida, também reforça representações idealizadas e antropocêntricas. Como contribuição, essa pesquisa sugere a inclusão de especialistas nas futuras produções de forma a conciliar a representação mediática com as demandas éticas atuais, promovendo maior conscientização sobre práticas mais responsáveis. Esses resultados contribuem para uma reflexão crítica sobre a função da media na formação de percepção pública e indicam vias para o desenvolvimento de representações mais precisas e educativas no entretenimento audiovisual. |
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