UEPB - Repositório Digital

Ensino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tomaz, Tatiane dos Santos
dc.date.accessioned 2025-07-22T15:24:07Z
dc.date.available 2025-07-22T15:24:07Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34352
dc.description TOMAZ, Tatiane. Ensino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental II. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho descreve um relato de experiência de ensino de Ciências para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de ensino regular do fundamental II. Objetiva-se contribuir para o avanço da reflexão acerca do processo de inclusão de alunos com TEA, como servir de dados para futuras pesquisas. Quais foram os maiores desafios enfrentados para o ensino de ciências? Quais foram os momentos mais significativos vivenciados na prática educativa de uma sala inclusiva? O que foi aprendido com esses momentos? Estas foram algumas das perguntas norteadoras utilizadas para composição dos 19 episódios. Tais narrativas autobiográficas consideradas mais marcantes foram divididas em três blocos: primeiro bloco com 5 episódios que narram situações iniciais de planejamento e vivências dos primeiros encontros com a turma inclusiva; segundo bloco de 8 episódios reúne as experiências vividas na sala inclusiva no decorrer do processo; terceiro bloco com 6 episódios refere-se a novos desafios que surgiram ao longo do processo. Essa vivência me propiciou oportunidades de desenvolvimento profissional ao confrontar os desafios inerentes ao ensino de alunos TEA, possibilitou o desenvolvimento dos alunos com TEA e promoveu a cooperação e empatia entre todos os estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title Ensino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta