dc.contributor.author |
Tomaz, Tatiane dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-22T15:24:07Z |
|
dc.date.available |
2025-07-22T15:24:07Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.357 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34352 |
|
dc.description |
TOMAZ, Tatiane. Ensino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental II. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho descreve um relato de experiência de ensino de Ciências para crianças
com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de ensino regular do fundamental
II. Objetiva-se contribuir para o avanço da reflexão acerca do processo de inclusão de
alunos com TEA, como servir de dados para futuras pesquisas. Quais foram os
maiores desafios enfrentados para o ensino de ciências? Quais foram os momentos
mais significativos vivenciados na prática educativa de uma sala inclusiva? O que foi
aprendido com esses momentos? Estas foram algumas das perguntas norteadoras
utilizadas para composição dos 19 episódios. Tais narrativas autobiográficas
consideradas mais marcantes foram divididas em três blocos: primeiro bloco com 5
episódios que narram situações iniciais de planejamento e vivências dos primeiros
encontros com a turma inclusiva; segundo bloco de 8 episódios reúne as experiências
vividas na sala inclusiva no decorrer do processo; terceiro bloco com 6 episódios
refere-se a novos desafios que surgiram ao longo do processo. Essa vivência me
propiciou oportunidades de desenvolvimento profissional ao confrontar os desafios
inerentes ao ensino de alunos TEA, possibilitou o desenvolvimento dos alunos com
TEA e promoveu a cooperação e empatia entre todos os estudantes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de ciências e inclusão: relato de experiência de ensino para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em sala de ensino regular do ensino fundamental II |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |