Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar quais as dificuldades no
aprendizado da Física. Especificamente, buscou compreender como percebem o
estudo dessa ciência, verificou as principais dificuldades e o que buscam enquanto
motivação e interesse para o aprendizado. Do ponto de vista metodológico tratou-se
de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimento
de levantamento em campo. Participaram do estudo 25 discentes do ensino médio de
escola pública. O instrumento constou de um roteiro de entrevista com perguntas
abertas e fechadas, de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, além de
dados sócio demográficos. As questões foram analisadas a partir da técnica de
análise de conteúdo e os dados encontrados foram organizados em quadros. Os
principais resultados observados foram que, ao definirem a Física, 23% destacam
apenas como ‘disciplina/matéria boa’ e, outros 23%, como ‘disciplina/matéria
difícil/complicada’. Apenas, para um pequeno grupo de 3,8% a definem como estudo
dos movimentos dos corpos e, 3,8% como fenômenos da matéria. Sobre o que a física
ensina, os principais pontos encontrados foram que essa ciência ensina cálculos e
fórmulas (24%), e, para outro grupo se concentra na transmissão de outros diversos
conteúdos (24%). Ainda, para 21% ‘estudam os fenômenos da natureza/matéria’. No
que se refere as dificuldades de aprender física, os principais resultados observados
foram que essas estão relacionadas aos conteúdos/cálculos (64%), enquanto para
14%, a dificuldade reside na aplicação prática. Sobre quem procuram ou quais
ferramentas buscam nos momentos de dúvidas, 57% responderam que procuram o
professor e 27% recorrem à internet. Por fim, sobre a motivação para o aprendizado
os resultados mais consistentes foram que: 27% ‘não tem nenhuma motivação’ e
outros 27% ‘tem motivação sobre os conteúdos da ciência da natureza’. Desses dados
podemos concluir que os alunos percebem o estudo da Física como um assunto difícil
e pouco interessante. A nosso ver, esse desinteresse tem origem em distintos fatores:
na maneira como os conteúdos são passados, na forma muito abstrata e focada nos
cálculos, nas práticas pedagógicas do professor, que em muitos casos não
conseguem atenção, e, consequentemente, não despertam interesse. O conjunto
desses, talvez explique a falta de motivação.
Descrição:
DANTAS, Sunaly De Oliveira Santos. Dificuldades de aprendizagem da física: um estudo com discentes do ensino médio do município de Cacimba de Dentro- PB. 2025. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2025.