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Dificuldades de aprendizagem da física: um estudo com discente do ensino médio no município de Cacimba de Dentro-PB

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dc.contributor.author Dantas, Sunaly de Oliveira Santos
dc.date.accessioned 2025-07-24T11:10:38Z
dc.date.available 2025-07-24T11:10:38Z
dc.date.issued 2025-06-04
dc.identifier.other CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34366
dc.description DANTAS, Sunaly De Oliveira Santos. Dificuldades de aprendizagem da física: um estudo com discentes do ensino médio do município de Cacimba de Dentro- PB. 2025. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar quais as dificuldades no aprendizado da Física. Especificamente, buscou compreender como percebem o estudo dessa ciência, verificou as principais dificuldades e o que buscam enquanto motivação e interesse para o aprendizado. Do ponto de vista metodológico tratou-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimento de levantamento em campo. Participaram do estudo 25 discentes do ensino médio de escola pública. O instrumento constou de um roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas, de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, além de dados sócio demográficos. As questões foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo e os dados encontrados foram organizados em quadros. Os principais resultados observados foram que, ao definirem a Física, 23% destacam apenas como ‘disciplina/matéria boa’ e, outros 23%, como ‘disciplina/matéria difícil/complicada’. Apenas, para um pequeno grupo de 3,8% a definem como estudo dos movimentos dos corpos e, 3,8% como fenômenos da matéria. Sobre o que a física ensina, os principais pontos encontrados foram que essa ciência ensina cálculos e fórmulas (24%), e, para outro grupo se concentra na transmissão de outros diversos conteúdos (24%). Ainda, para 21% ‘estudam os fenômenos da natureza/matéria’. No que se refere as dificuldades de aprender física, os principais resultados observados foram que essas estão relacionadas aos conteúdos/cálculos (64%), enquanto para 14%, a dificuldade reside na aplicação prática. Sobre quem procuram ou quais ferramentas buscam nos momentos de dúvidas, 57% responderam que procuram o professor e 27% recorrem à internet. Por fim, sobre a motivação para o aprendizado os resultados mais consistentes foram que: 27% ‘não tem nenhuma motivação’ e outros 27% ‘tem motivação sobre os conteúdos da ciência da natureza’. Desses dados podemos concluir que os alunos percebem o estudo da Física como um assunto difícil e pouco interessante. A nosso ver, esse desinteresse tem origem em distintos fatores: na maneira como os conteúdos são passados, na forma muito abstrata e focada nos cálculos, nas práticas pedagógicas do professor, que em muitos casos não conseguem atenção, e, consequentemente, não despertam interesse. O conjunto desses, talvez explique a falta de motivação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Carlos da Silva Cirino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldade pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem da física: um estudo com discente do ensino médio no município de Cacimba de Dentro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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