Resumo:
Este relato de experiência, de abordagem qualitativa, descreve a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual propaganda no ensino de inglês para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede municipal da Paraíba, no contexto do PIBID. Baseada nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004), na BNCC (2017) e na formação docente Gimenez (2011), a proposta buscou aproximar o inglês do cotidiano dos alunos de forma leve e reflexiva, partindo da hipótese de que essa sequência favorece o desenvolvimento das habilidades linguísticas e a reflexão crítica. O objetivo geral foi analisar os impactos dessa experiência no engajamento e na aprendizagem dos estudantes, com foco em leitura, escrita e compreensão, utilizando uma metodologia que incluiu observações, análise das produções dos alunos e registros reflexivos. A justificativa desta pesquisa está na necessidade de estratégias que conectem o ensino de inglês à realidade dos estudantes da escola pública, contribuindo também para a formação inicial docente. Por fim, os resultados indicam avanços significativos no engajamento e nas competências linguísticas dos alunos por meio do trabalho com textos multimodais do gênero propaganda.
Descrição:
RODRIGUES, Thaís Eugênia de Freitas. A propaganda em cena: uma experiência didática do ensino de inglês através do PIBID. 2025. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.