Resumo:
Este estudo buscou investigar o conhecimento dos estudantes de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acerca da fitoterapia, explorando a origem de seus saberes sobre plantas medicinais e fitoterápicos e a intervenção do conteúdo programático de Fitoterapia na formação deste discente com reflexos no profissional farmacêutico egresso. A pesquisa envolveu discentes de diferentes períodos do curso, abrangendo aqueles que ainda não cursaram a disciplina de Fitoterapia (primeiro ao quarto período) e os que já cursaram (sexto ao décimo período). Os resultados evidenciaram diferenças no nível de conhecimento entre os estudantes dos períodos iniciais e finais, destacando o impacto positivo da disciplina de Fitoterapia na ampliação e transformação dos saberes adquiridos ao longo da formação acadêmica, apesar de eventuais questionamentos. Observou-se um maior consumo dos estudantes por plantas tradicionalmente utilizadas, como boldo e camomila, consumidas predominantemente na forma de chás, o que reflete uma conexão cultural significativa. Entretanto, essa preferência reforça a necessidade de expandir a formação para incluir uma maior diversidade de espécies vegetais e suas aplicações terapêuticas. O estudo também aponta para a importância estratégica da fitoterapia na formação do profissional farmacêutico, especialmente no fortalecimento de habilidades voltadas para a Atenção Primária à Saúde. Embora o ensino da Fitoterapia tenha demonstrado consolidação, impulsionado pelo esforço conjunto de docentes, discentes e pesquisadores, os dados sugerem a necessidade de investimentos institucionais para proporcionar uma formação mais abrangente, integrando a fitoterapia como abordagem complementar no cuidado em saúde. Por fim, reforça-se o papel central do farmacêutico na garantia de uma farmacoterapia segura e eficaz, assim como na disseminação de informações confiáveis ao público, promovendo o uso racional e consciente de plantas medicinais e fitoterápicos.
Descrição:
CASTRO, Gabrielly Regina de. Análise da percepção dos discentes do curso de farmácia da UEPB em relação à fitoterapia. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.