Resumo:
Este trabalho investiga a percepção e as vivências de professores de Ciências do Ensino Fundamental II em relação à educação inclusiva, com foco em uma escola pública do município de Araruna-PB. A pesquisa busca compreender como esses docentes enfrentam os desafios da inclusão de alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais em sua prática pedagógica cotidiana. Para isso, foram utilizados métodos qualitativos e exploratórios, incluindo levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e análise de dados coletados junto aos professores. Os resultados apontam que, apesar de avanços legais e discursivos, a prática inclusiva ainda é fragilizada pela falta de formação adequada, recursos pedagógicos limitados e ausência de suporte institucional. Verificou-se que muitos docentes demonstram boa vontade e sensibilidade para a temática, mas sentem-se despreparados para lidar com a diversidade em sala de aula. A pesquisa conclui que é urgente a implementação de formações continuadas, políticas públicas efetivas e infraestrutura escolar adequada para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.
Descrição:
PONTES, Daniese Lucas de. Educação inclusiva x ensino de ciências: um estudo das vivências e pensamentos dos professores de ciências do ensino fundamental II. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025.