UEPB - Repositório Digital

Educação inclusiva x ensino de ciências: um estudo das vivências e pensamentos dos professores de ciências do ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Daniese Lucas
dc.date.accessioned 2025-07-29T23:07:22Z
dc.date.available 2025-07-29T23:07:22Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34426
dc.description PONTES, Daniese Lucas de. Educação inclusiva x ensino de ciências: um estudo das vivências e pensamentos dos professores de ciências do ensino fundamental II. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investiga a percepção e as vivências de professores de Ciências do Ensino Fundamental II em relação à educação inclusiva, com foco em uma escola pública do município de Araruna-PB. A pesquisa busca compreender como esses docentes enfrentam os desafios da inclusão de alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais em sua prática pedagógica cotidiana. Para isso, foram utilizados métodos qualitativos e exploratórios, incluindo levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e análise de dados coletados junto aos professores. Os resultados apontam que, apesar de avanços legais e discursivos, a prática inclusiva ainda é fragilizada pela falta de formação adequada, recursos pedagógicos limitados e ausência de suporte institucional. Verificou-se que muitos docentes demonstram boa vontade e sensibilidade para a temática, mas sentem-se despreparados para lidar com a diversidade em sala de aula. A pesquisa conclui que é urgente a implementação de formações continuadas, políticas públicas efetivas e infraestrutura escolar adequada para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Mr Thiago Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educacao inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II pt_BR
dc.title Educação inclusiva x ensino de ciências: um estudo das vivências e pensamentos dos professores de ciências do ensino fundamental II pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta