Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Astronomia em uma escola da rede
pública do município de Alagoinha-PB, destacando seus impactos, possibilidades e limitações
no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas orientações da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), o estudo considera a Astronomia como uma ferramenta pedagógica de
grande potencial, por sua natureza interdisciplinar e capacidade de integrar conteúdos de
diversas áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em uma
intervenção didática desenvolvida, utilizando-se dos Três Momentos Pedagógicos como
proposta metodológica, tendo como motivação o projeto de extensão: Inclusão da Astronomia
como recurso de divulgação científica nas escolas da rede pública de ensino do município de
Araruna – PB, com o período de participação de 2022 à 2024. Foram realizadas atividades
teóricas e práticas com estudantes do ensino médio, incluindo a construção de instrumentos de
baixo custo e a elaboração de modelos didáticos. Os resultados indicam que a inserção da
Astronomia contribuiu significativamente para o aumento do interesse dos alunos pelas
Ciências, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada, significativa e participativa.
Apesar dos desafios estruturais e da escassez de recursos, a experiência demonstrou que é
possível viabilizar práticas educativas, mesmo em contextos escolares com limitações, desde
que pautadas em metodologias ativas e no diálogo com a realidade dos estudantes.
Descrição:
BRITO, Marcelly do Nascimento. Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações. 2025. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025.