UEPB - Repositório Digital

Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Marcelly do Nascimento
dc.date.accessioned 2025-07-29T23:17:45Z
dc.date.available 2025-07-29T23:17:45Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 520
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34427
dc.description BRITO, Marcelly do Nascimento. Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações. 2025. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Astronomia em uma escola da rede pública do município de Alagoinha-PB, destacando seus impactos, possibilidades e limitações no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo considera a Astronomia como uma ferramenta pedagógica de grande potencial, por sua natureza interdisciplinar e capacidade de integrar conteúdos de diversas áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em uma intervenção didática desenvolvida, utilizando-se dos Três Momentos Pedagógicos como proposta metodológica, tendo como motivação o projeto de extensão: Inclusão da Astronomia como recurso de divulgação científica nas escolas da rede pública de ensino do município de Araruna – PB, com o período de participação de 2022 à 2024. Foram realizadas atividades teóricas e práticas com estudantes do ensino médio, incluindo a construção de instrumentos de baixo custo e a elaboração de modelos didáticos. Os resultados indicam que a inserção da Astronomia contribuiu significativamente para o aumento do interesse dos alunos pelas Ciências, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada, significativa e participativa. Apesar dos desafios estruturais e da escassez de recursos, a experiência demonstrou que é possível viabilizar práticas educativas, mesmo em contextos escolares com limitações, desde que pautadas em metodologias ativas e no diálogo com a realidade dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago da Silva Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject astronomia pt_BR
dc.subject ensino de ciências pt_BR
dc.subject educação básica pt_BR
dc.title Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta