Resumo:
A Geografia, enquanto ciência é bastante importante na formação profissional, no âmbito da licenciatura tem como objetivo - a comunicação do espaço geográfico para os profissionais, do ensino que atuarão na sociedade. Nas escolas poucos licenciados profissionais ou não da área (professores em exercício) e licenciandos (alunos graduandos) atribuem a devida importância, desta ciência, na formação de cidadãos críticos e participativos. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma experiência didático-pedagógica contributiva para a qualificação profissional destes sujeitos, para melhor estabelecimento de uma relação reflexiva entre o curso, a escola e o espaço urbano da cidade. O público alvo desse trabalho foram alunas das turmas do Curso Profissionalizante em Eventos oferecido da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Tendo como foco aproximar a relação teoria-prática no ensino de Geografia com o espaço urbano da cidade, procurou apresentar um pouco da sua história a partir das metodologias: estudo do meio e música. A experiência foi baseada na participação dos alunos e professores para a aprendizagem do espaço da cidade contribuindo, indubitavelmente, aos presentes e futuros exercícios no magistério. A pesquisa teve como objetivo analisar esta experiência vivenciada na escola, relacionando com as mudanças ocorridas no espaço geográfico de Campina Grande-PB e também elencar a importância do PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia na formação do licenciado para que os mesmos possam desenvolver nas aulas de Geografia diversas formas de ensinar-aprender. A metodologia trabalhada além de dinamizar as aulas, tornou-a mais dinâmicas, desmistificando a imagem de uma disciplina mnemônica e enfadonha.
Descrição:
Silva, D. T. L. O espaço urbano de Campina Grande - PB na E. N. E. P. E. V. C.: relato de uma prática no ensino de geografia. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.