Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a diplomacia cultural brasileira por meio da atuação de
Antônio Carlos Jobim (1927–1994) e da Bossa Nova como instrumentos de soft power (poder
brando), entre os anos de 1958 e 1966. A pesquisa parte da articulação entre música, identidade
nacional e projeção internacional da cultura brasileira no exterior, considerando a relevância de
Tom Jobim como símbolo dessa representação. A pergunta que orienta o estudo é: “de que modo
a Bossa Nova e a figura de Jobim contribuíram para fortalecer a imagem do Brasil no cenário
global durante a Guerra Fria?”. A metodologia é qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica
e documental. Os principais autores utilizados são Joseph Nye (2004), Monica Leite Lessa
(2010), Ruy Castro (1990) e Pierre Bourdieu (1996). Conclui-se que a Bossa Nova atuou como
ferramenta de soft power, fortalecendo a diplomacia cultural brasileira e a difusão da cultura
nacional no exterior.
Descrição:
PANTOJA, Leticia Camilly Siqueira. A internacionalização da cultura brasileira através de Tom
Jobim (1927-1994) e a Bossa Nova (1958- 1966). 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.