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O cotidiano como contexto para a modelagem matemática: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental

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dc.contributor.author Ferreira, Andrea Irlane Gomes de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-08-09T16:26:02Z
dc.date.available 2025-08-09T16:26:02Z
dc.date.issued 2025-06-06
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34468
dc.description FERREIRA, Andrea Irlane Gomes de Oliveira. O cotidiano como contexto para modelagem matemática: uma experiencias no 8° ano do ensino fundamental. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A Modelagem Matemática configura-se como uma metodologia que ressignifica o ensino da Matemática ao aproximá-lo da realidade dos estudantes. Ao utilizar situações concretas do cotidiano como ponto de partida para a construção do conhecimento, essa abordagem favorece a participação ativa, o raciocínio lógico, a argumentação e o desenvolvimento de habilidades sociais. Diferente do ensino tradicional, centrado na repetição de exercícios descontextualizados, a modelagem possibilita a compreensão prática dos conceitos matemáticos. Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem de Matemática dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma atividade realizada em uma escola pública municipal da cidade de Patos-PB. A proposta teve como base a simulação da produção e comercialização de trufas e brigadeiros, com o objetivo de arrecadar fundos para uma viagem fictícia. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se em uma intervenção pedagógica observacional realizada em duas aulas, com coleta de dados por meio de registros da professora, observação das interações entre os alunos e análise das estratégias utilizadas. Os resultados demonstraram que os estudantes se envolveram com entusiasmo, mobilizando conhecimentos como proporção, porcentagem, custo, lucro, interpretação de tabelas, medidas de massa e, mesmo sem estudo formal, noções iniciais de função. A atividade também proporcionou momentos de reflexão coletiva, tomada de decisões e argumentação entre os colegas. A mediação da professora foi fundamental para conduzir os grupos, esclarecer dúvidas e incentivar o pensamento crítico, sem interferir na autonomia dos estudantes. Constatou-se que, além de facilitar o entendimento de conteúdos matemáticos, a Modelagem Matemática contribui para valorizar o contexto social e cultural dos alunos, aproximando o conteúdo escolar das suas experiências. Conclui-se que a Modelagem Matemática apresenta significativo potencial para ressignificar o ensino da Matemática, tornando-o mais próximo da realidade dos estudantes. Ao se conectar com a realidade dos estudantes, ela contribui para a formação de sujeitos mais críticos, conscientes e autônomos, capazes de enxergar sentido na escola e no mundo ao seu redor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Fabíola da Cruz Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Contexto Escolar pt_BR
dc.title O cotidiano como contexto para a modelagem matemática: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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