dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda as representações de leitura construídas a partir da personagem
Hermione Granger, em Harry Potter e a Pedra Filosofal. A pesquisa tem como objetivos:
identificar a representação de leitura e de leitores na primeira obra da saga Harry Potter - Harry
Potter e a Pedra Filosofal – através das práticas e cenas de leitura da personagem Hermione
Granger; descrever as práticas de leitura identificadas ao longo da obra, atribuídas à personagem
Hermione; refletir sobre a relação que essas práticas apresentadas na obra têm com as
representações que foram historicamente construídas a respeito da leitura e dos leitores, em
diferentes momentos. Para isso, utilizamos, principalmente, os pressupostos teóricos de
Chartier (1998, 2011), Darnton (2011) e Manguel (2017), que abordam as perspectivas da
história das práticas e representações de leitura e leitores ao longo do tempo e tipos de leitor. O
método de coleta de dados se deu a partir da releitura da obra após a percepção de que é possível
associá-la com a história da leitura, e, para isso, foram coletados trechos em que a personagem
Hermione aparece em contato com a leitura, seguindo a linha de Gil (2017) associada à natureza
da pesquisa bibliográfica. A análise consistiu na organização dos trechos em quatro categorias:
objetivos de leitura, tipo de obra lida, formas de ler e locais de leitura. Constatou-se que
Hermione atribui finalidades às suas leituras que não se limitam somente à vida escolar, mas
também à trama, utilizando de variados tipos de obra que atendem a essas finalidades. As
formas como a personagem lê se relacionam a fatores históricos e sociais das práticas de leitura
e os locais em que ela lê figuram uma representação social dos leitores que usam esses espaços
de forma a melhor facilitar suas práticas. Além disso, as práticas da personagem retomam a
metáfora do leitor como traça consumidora de livros (Manguel, 2017), que nos permitiu
compreender sua relação voraz e simbólica com os livros e a leitura. |
pt_BR |