UEPB - Repositório Digital

Representações de leitura na obra Harry Potter e a Pedra Filosofal: a Hermione leitora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Pâmela Renata da
dc.date.accessioned 2025-08-13T17:13:19Z
dc.date.available 2025-08-13T17:13:19Z
dc.date.issued 2025-05-23
dc.identifier.other CCD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34481
dc.description SILVA, Pâmela Renata da. Representações de leitura na obra Harry Potter e a Pedra Filosofal: a Hermione leitora. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda as representações de leitura construídas a partir da personagem Hermione Granger, em Harry Potter e a Pedra Filosofal. A pesquisa tem como objetivos: identificar a representação de leitura e de leitores na primeira obra da saga Harry Potter - Harry Potter e a Pedra Filosofal – através das práticas e cenas de leitura da personagem Hermione Granger; descrever as práticas de leitura identificadas ao longo da obra, atribuídas à personagem Hermione; refletir sobre a relação que essas práticas apresentadas na obra têm com as representações que foram historicamente construídas a respeito da leitura e dos leitores, em diferentes momentos. Para isso, utilizamos, principalmente, os pressupostos teóricos de Chartier (1998, 2011), Darnton (2011) e Manguel (2017), que abordam as perspectivas da história das práticas e representações de leitura e leitores ao longo do tempo e tipos de leitor. O método de coleta de dados se deu a partir da releitura da obra após a percepção de que é possível associá-la com a história da leitura, e, para isso, foram coletados trechos em que a personagem Hermione aparece em contato com a leitura, seguindo a linha de Gil (2017) associada à natureza da pesquisa bibliográfica. A análise consistiu na organização dos trechos em quatro categorias: objetivos de leitura, tipo de obra lida, formas de ler e locais de leitura. Constatou-se que Hermione atribui finalidades às suas leituras que não se limitam somente à vida escolar, mas também à trama, utilizando de variados tipos de obra que atendem a essas finalidades. As formas como a personagem lê se relacionam a fatores históricos e sociais das práticas de leitura e os locais em que ela lê figuram uma representação social dos leitores que usam esses espaços de forma a melhor facilitar suas práticas. Além disso, as práticas da personagem retomam a metáfora do leitor como traça consumidora de livros (Manguel, 2017), que nos permitiu compreender sua relação voraz e simbólica com os livros e a leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Danielly Vieira Inô pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitores pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Hermione Granger pt_BR
dc.subject Harry Potter e a Pedra Filosofal pt_BR
dc.title Representações de leitura na obra Harry Potter e a Pedra Filosofal: a Hermione leitora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta