Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de
Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de
Monteiro-PB, quanto ao desenvolvimento de suas habilidades técnicas (hard skills) e
interpessoais (soft skills) ao longo da graduação, com base nas diretrizes das
Normas Internacionais de Educação da IFAC (IES 2, IES 3 e IES 4). Para isso,
realizou-se uma pesquisa descritiva, explicativa, quantitativa e transversal, com
aplicação de questionários estruturados a uma amostra de 112 discentes
regularmente matriculados entre o primeiro e o nono semestre. Os dados foram
analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais, com apoio do software
SPSS, por meio de Testes como t de Student, ANOVA, correlação de Pearson e
regressão linear múltipla conforme a natureza das variáveis. Os resultados
indicaram que a experiência profissional é o fator mais associado ao maior
desenvolvimento tanto de hard quanto de soft skills. Também foi observada
influência do semestre cursado sobre as habilidades técnicas, bem como do gênero
feminino e da idade igual ou superior a 30 anos no desenvolvimento das habilidades
interpessoais. Conclui-se, portanto que fatores acadêmicos, práticos e pessoais
influenciam de forma diferenciada a formação profissional, sendo fundamental que
as Instituições de Ensino Superior considerem esses aspectos na reformulação
curricular e em estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral do
contador.
Descrição:
SILVA, Joao Ivo Nunes da. Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC. 30f. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.