UEPB - Repositório Digital

Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, João Ivo Nunes da
dc.date.accessioned 2025-08-13T17:31:43Z
dc.date.available 2025-08-13T17:31:43Z
dc.date.issued 2025-05-30
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34482
dc.description SILVA, Joao Ivo Nunes da. Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC. 30f. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Monteiro-PB, quanto ao desenvolvimento de suas habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills) ao longo da graduação, com base nas diretrizes das Normas Internacionais de Educação da IFAC (IES 2, IES 3 e IES 4). Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, explicativa, quantitativa e transversal, com aplicação de questionários estruturados a uma amostra de 112 discentes regularmente matriculados entre o primeiro e o nono semestre. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais, com apoio do software SPSS, por meio de Testes como t de Student, ANOVA, correlação de Pearson e regressão linear múltipla conforme a natureza das variáveis. Os resultados indicaram que a experiência profissional é o fator mais associado ao maior desenvolvimento tanto de hard quanto de soft skills. Também foi observada influência do semestre cursado sobre as habilidades técnicas, bem como do gênero feminino e da idade igual ou superior a 30 anos no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Conclui-se, portanto que fatores acadêmicos, práticos e pessoais influenciam de forma diferenciada a formação profissional, sendo fundamental que as Instituições de Ensino Superior considerem esses aspectos na reformulação curricular e em estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral do contador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Hilton Santos Aguiar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Habilidades técnicas pt_BR
dc.subject Formação contábil pt_BR
dc.subject Habilidades interpessoais pt_BR
dc.subject International Federation of Accountants (IFAC) pt_BR
dc.title Hard skills e soft skills na formação do profissional contábil: percepções discentes e alinhamento às recomendações da IFAC pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta